ASSOCIAÇÃO ENTRE GRUPO SANGÜÍNEO A E ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
BARBOSA, Calógeras A.A.. Associação entre grupo sangüíneo A e esquistossomose mansônica. Rev. Saúde Pública [online]. 1982, vol.16, n.6, pp. 346-348. ISSN 0034-8910.
“Nos últimos anos tem havido grande interesse no estudo de associações entre grupos sanguíneos e doenças infecciosas. As razões biológicas desse tipo de fenômeno se fundamentam nas similaridades antigênicas exibidas pelo hospedeiro e parasita. Assim, por exemplo, pessoas que tenham o antígeno A em suas hemácias (indivíduos A e AB) são mais suscetíveis a agentes infecciosos que encerrem um antígeno semelhante ao A. Os indivíduos B e O, que "naturalmente" tem anti-A circulante, são relativamente resistentes a infecções por aqueles patógenos...” (P.346)
“Uma doença com essas características poderia ter efeito seletivo significante e desempenharia papel importante na manutenção do polimorfismo ABO, se ela fosse causa de uma taxa de mortalidade diferencial relativamente alta, mortalidade essa que ocorresse antes ou durante o período reprodutivo humano.” (P.346)
“...sugerimos que a associação entre grupo sanguíneo A e esquistossomose hepato-esplênica reflete o efeito de diferenças raciais na evolução clínica da doença.” (P.347)
Nenhum comentário:
Postar um comentário